Aumento do condicionamento físico e fortalecimento de músculos são dois dos grandes benefícios de correr. Além disso, o corredor praticante libera endorfina, hormônio que causa sensação de bem-estar
Há diversos exercícios físicos que proporcionam benefícios para o corpo e a mente; yoga e musculação são alguns deles. Duas atividades tão vantajosas e prazerosas quanto é que têm-se tornado cada vez mais populares são as caminhadas e as corridas.
Aumento do condicionamento físico e fortalecimento de músculos são dois dos grandes benefícios de correr. Além disso, o corredor praticante libera endorfina, hormônio que causa sensação de bem-estar.
A modalidade pode ser praticada por diversas faixas etárias e em locais públicos, sem desembolsar nenhum dinheiro. No entanto, engana-se quem acha que para começar a atividade não é preciso nenhum cuidado.
Ficou na dúvida? Separamos algumas dicas importantes para você dar início à atividade sem perder nenhum benefício.
Escolha o traje adequado
Esqueça as roupas pesadas e opte por sair com as mais leves e confortáveis, além de determinar qual a peça ideal para a condição climática. O tecido com tecnologia dry-fit pode ser o seu melhor amigo nessa hora: ele permite uma evaporação mais rápida do suor, melhorando até mesmo suas condições de higiene.
Para a escolha do calçado mais benéfico, a dica é consultar um ortopedista, pois cada pessoa tem um tipo de pisada: pisada neutra, supinada e pronada. No entanto, se não é possível realizar a consulta no momento, procure pelos tênis projetados para esse tipo de exercício, que contêm amortecedores e outras especificações para auxiliar na pisada.
Alongar-se
A atividade pode ser novidade para seu corpo e ele precisa adaptar-se a esse tipo de exercício. Se você exige muito de determinada parte do seu corpo sem que ela esteja acostumada, podem ocorrer lesões graves de musculatura.
Por isso é recomendável, pelo menos três vezes por semana, a prática de alongamentos. A hora mais apropriada é antes de sair para a caminhada ou corrida. Alongar-se possibilita uma maior flexibilidade e mobilidade dos seus músculos, evitando qualquer tipo de lesão durante o treino.
Corrida x caminhada
Como mencionado no item anterior, o corpo necessita de um tempo para se habituar ao ritmo do novo exercício, fazendo com que seja necessário alguns cuidados para um treinamento mais saudável.
Um dos maiores e mais eficientes segredos dos iniciantes nesta modalidade é intercalar a corrida com a caminhada. Começar o treino com uma caminhada ajuda a preparar os músculos para ritmos mais intensos.
A dica é optar por 15 ou 30 minutos de caminhada, para que assim seja submetida a pisada mais rápida. Para os primeiros dias de treino, é recomendável intercalar 1 minuto de passos acelerados com 3 a 4 minutos de caminhada moderada, até que seu corpo se acostume com ritmos pesados.
Corra pelo menos 3 vezes por semana
A pessoa que começa a correr busca por resultados. Para que isso possa ser alcançado, é ideal que se mantenha uma disciplina adequada, uma vez que os primeiros benefícios começam a aparecer em até 15 dias de treino com certa frequência.
Para quem tem interesse em correr todos os dias, os resultados serão notados em até uma semana. A dica é que a rotina de corrida tenha pelo menos 3 dias para o exercício. Nessa frequência, podem ser notados resultados em duas semanas.
Hidratação x alimentação
Assim como qualquer outra atividade física, é necessário alguns cuidados com alimentação. O ideal é consumir alimentos com carboidratos, como massas e pães, 2 horas antes da corrida, e optar por alimentos ricos em proteínas após o treino.
Hidratar-se é outro aspecto importante para uma vida e uma corrida mais saudável. Antes, durante e depois de exercitar-se são períodos imprescritíveis para a hidratação, seja com água ou bebida isotônica.