FLICoité inaugura circuito literário que exalta memórias e vozes do sertão

Foto: Diego Cardoso

Primeira edição reúne autores, estudantes e comunidades em programação gratuita no Território do Sisal

A primeira edição da FLICoité transformou Conceição do Coité em um grande palco literário nesta sexta (14) e sábado (15), ao reunir escritores, artistas, mestres da cultura e moradores sob o tema “Sertão dos Tocós: a história do lado de cá”. Com acesso gratuito, a programação ocupa a Praça Theogenes Antônio Calixto, o Centro Administrativo e diversos espaços parceiros, oferecendo mesas de debate, cortejos, exposições, oficinas e apresentações que destacam narrativas negras, indígenas e sertanejas.

A participação dos estudantes da rede estadual é um dos pilares da festa. Fruto dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação da Bahia, jovens apresentam produções de música, dança, teatro, audiovisual e literatura em iniciativas como FACE, DANCE, ENCANTE, FESTE, AVE, TAL, PROVE e EPA. As unidades escolares do município, entre elas Bandiaçu, Açudinho, Duque de Caxias, Rio Branco, Hamilton Rios, José Ferreira de Oliveira, Olgarina Pitangueira e Polivalente levam à FLICoité trabalhos que celebram território, memória e identidade, refletindo o impacto pedagógico desses programas na formação artística.

A programação reúne nomes como Carla Akotirene, Ryane Leão, Auritha Tabajara e Cleidiana Ramos, além de artistas locais. O Palco João Banha recebe grupos de samba, reisados e orquestras, enquanto a FLICoitézinha oferece atividades para o público infantil e juvenil. Feiras, oficinas e lançamentos literários estimulam a circulação de obras e fortalecem a literatura como instrumento de educação, pertencimento e transformação social no Território do Sisal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui