Secult realiza evento sobre cultura indígena no Pelourinho

0
353

A programação trará como convidados representantes dos municípios de Itabela, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ilhéus e do Extremo Sul (Coroa Vermelha)

 

Workshop, palestra, roda de conversa, divulgação de livro, artesanato e aulas de culinária são algumas das atividades organizadas pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), para o evento Cultura Indígena em Foco, que acontece no período de 26 a 30 de abril, no Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), no Pelourinho, em Salvador. A programação trará como convidados representantes dos municípios de Itabela, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ilhéus e do Extremo Sul (Coroa Vermelha).

Segundo o diretor do CCPI, André Reis, a atual gestão da Secult tratou de impulsionar o Centro e uma das prioridades estabelecidas foi a valorização dos povos indígenas, levando em consideração os primeiros povos existentes neste lugar. “Diante dessa proposta, o CCPI quer com este evento destacar a importância da cultura indígena através da literatura, culinária, música e artes”, disse.

Para a técnica da Coordenação de Educação Escolar Indígena da Bahia, da Secretaria da Educação do Estado, Larissa Raiara, este é um momento importante para valorização da cultura indígena, principalmente quando observamos as questões atuais no contexto nacional. “É o momento de mostrar que a cultura está viva para debatermos e abrirmos espaço para os indígenas. Hoje, eles estão dentro dos espaços públicos disponíveis para debater sobre política para seus povos. São professores universitários, mestres, doutores, mas não são valorizados, e às vezes, prioriza-se o não-indígena”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Secult BA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here