Saiba as diferenças entre os toners e cartuchos

0
186

Mas uma característica das impressoras pode fazer bastante diferença no uso que você fará do equipamento: se a impressora usa toner ou cartucho de tinta.

 

Na hora de comprar uma impressora o consumidor se depara com muitas diferenças e especificações. Os modelos se diferem pela capacidade de imprimir em cores ou em preto e branco, pela quantidade de impressões que podem fazer, pela velocidade, pelas funções, e por aí adiante… Mas uma característica das impressoras pode fazer bastante diferença no uso que você fará do equipamento: se a impressora usa toner ou cartucho de tinta.

Por isso, é importante que você conheça a diferença entre os suprimentos da impressora que você vai levar para casa ou para o escritório. O fato de usar toner ou cartucho determina a velocidade da impressão, os gastos que você vai ter e, claro, a qualidade das impressões. Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens, e é fundamental estar ciente de todos elas antes de fazer a sua compra.

Confira as diferenças entre os toners e cartuchos:

Toners

Os toners são usados nas impressoras a laser, uma tecnologia mais recente e mais eficiente, especialmente se você pretende usar o equipamento para grandes volumes de impressões. As impressoras a laser são muito mais rápidas, e podem produzir até 60 impressões por minuto, dependendo do volume.

A composição do toner pode variar conforme cada fabricante. Mas ele é basicamente feito de um pó muito fino composto por polímeros, que se prendem ao papel através de energia eletroestática. Em impressoras coloridas, é usado o sistema CYMK, ou seja: você tem quatro cores básicas (ciano, amarelo, magenta e preto), que se misturam para formar todas as outras cores na hora da impressão.

A desvantagem do toner é que ele custa mais caro, geralmente na casa das centenas de reais. Porém, como a capacidade de impressão é muito maior, a diferença “se paga”. Apenas lembre-se de sempre usar toners originais. Ou seja, se você possui uma impressora da marca Lexmark, use Toner Lexmark.

Cartuchos de tinta

Os cartuchos são utilizados nas impressoras jato de tinta, uma tecnologia mais familiar para os usuários. São carregados com as tintas no formato CYMK, que se misturam e formam outras cores.

As impressoras jato de tinta atualmente são mais utilizadas em residências e pequenas empresas, por conta de seu valor mais acessível. Além disso, os cartuchos de tinta proporcionam impressões mais precisas, o que os tornam os favoritos de fotógrafos e designers.

Ao utilizar cartuchos de tinta, aumenta a necessidade de cuidados e manutenções com a impressora, já que a tinta pode secar e até provocar danos ao equipamento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here