Meia hora de exercício por dia pode não ser suficiente

0
262

As recomendações no que toca ao mínimo de exercício que as pessoas devem fazer podem não ser suficientes para diminuir substancialmente o risco de doenças cardiovasculares, alertam os especialistas.

Recomenda-se que os adultos realizem pelo menos 150 minutos de exercício físico moderado por semana. Bastava meia hora de caminhada, ciclismo ou jardinagem, cinco dias por semana, para se manter saudável.

Mas, como reporta o Daily Mail, novos estudos sugerem que as pessoas podem precisar de passar duas ou quatro vezes mais tempo praticando exercício físico para verem efeitos significativos no que toca à saúde do coração.

Cientistas da Universidade do Texas analisaram dados de 370 mil pessoas que integraram 12 estudos diferentes. Os níveis de exercício dos participantes foram gravados e a sua saúde foi monitorizada durante cerca de 15 anos.

Os que faziam 2h30 de exercício moderado por semana, como recomendam os órgãos norte-americanos e britânicos, tinham 10% menos riscos de sofrer uma parada cardíaca do que os que não praticavam qualquer tipo de atividade física. Mas os investigadores dizem que este resultado não foi “suficientemente bom”.

Descobriram que as pessoas que praticavam o dobro do recomendado tinham 19% menos riscos de parada cardíaca. E os que faziam quatro vezes mais exercício (dez horas por semana) viam o seu risco de parada cardíaca diminuído em 35%.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here