Lesões musculares, cardiopatias e até mal súbito; Saiba os riscos para os “atletas de verão”

0
621

Prática de atividades físicas deve ser continuada

 

Com a chegada do verão é comum boa parte da população ter o desejo pelo corpo perfeito. Para alcançar este corpo “escultural”, algumas pessoas dedicam horas do dia praticando exercícios de forma exagerada, sem planejamento, e muitas vezes, sem a orientação de um profissional. Estas pessoas são conhecidas como “atletas de verão”.

Nesta época do ano podemos notar que as academias ficam lotadas, aumenta o número de corredores nas orlas das cidades e de pessoas praticando atividades físicas nos equipamentos instalados em áreas públicas. Praticar exercícios e sair do sedentarismo é muito bom, porém, o que a maioria dos atletas de verão não sabe é que esta prática avulsa pode trazer vários prejuízos à saúde.

Segundo a Sociedade Brasileira de arritmias cardíacas, antes de começar a prática de qualquer atividade física, é fundamental passar por avaliação médica e exames preventivos. Os especialistas destacam que investir horas em atividades físicas a ponto de se prejudicar, não compensa os outros meses de sedentarismo.

“Se as pessoas não forem bem orientadas quanto à intensidade e tempo adequado para atividades físicas, podem ter complicações no corpo e, se tiver predisposição pode ter algum problema cardíaco”, afirmou o educador físico Márcio Sales.

Sales lembra ainda a que a prática de atividades físicas de forma supervisionada faz bem para o corpo todo. “O ideal é procurar orientação de um profissional de educação física. Iniciar a atividade com uma intensidade de leve a moderada e ir progredindo os poucos. Sempre respeitando os seus limites e com avaliação médica”, concluiu.

Seis complicações para os atletas de verão:

  • Lesões musculares
  • Lesões articulares
  • Doenças cardíacas
  • Estafa física
  • Sensação de fadiga
  • Mal súbito

Tá com vontade de ficar em forma nesse verão e durante o ano todo? A dica é: procure uma orientação profissional e saia do sedentarismo ganhando saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here