Dica: Aprenda a medir a pressão arterial em casa!

0
288

Uma pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão está igual ou acima de 140 x 90 mmHg, popularmente 14 por 9

 

A hipertensão é uma doença silenciosa, que segundo a Organização Mundial de Saúde causa a morte de mais de 9 milhões de pessoas no mundo. Segundo o cirurgião cardiovascular da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Marcelo Sobral, ela é caracterizada  pela elevação da pressão do sangue dentro das artérias.

Uma pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão está igual ou acima de 140 x 90 mmHg, popularmente 14 por 9. Sendo assim, é muito importante não descuidar da qualidade de vida e monitorar com frequência a pressão arterial. E isso não precisa ser feito somente no consultório, atualmente é possível fazer esse controle com um medidor em casa.

O mais indicado para uso doméstico são os automáticos já que não utilizam o método do estetoscópio verificando o pulso do braço, fato que facilita o resultado e diminui a possibilidade de erros durante o procedimento. Para aferir a pressão em casa é preciso ficar atento a alguns detalhes. “Procure ficar relaxado com as pernas descruzadas e seu antebraço apoiado em uma mesa com a palma da mão estendida para cima.

Além disso, o ideal é que neste momento se evite situações que possam elevar a pressão temporariamente como atividades físicas, estresse, fumar, ingerir bebidas alcoólicas, cafeína e alguns medicamentos. Por isso, o horário ideal para esse procedimento é pela manhã e em jejum”, explica Sobral Outro detalhe muito importante é adquirir aparelhos de boa qualidade para que se obtenha um diagnóstico seguro.

Certifique-se que o mesmo tem o selo do INMETRO e foi aprovado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. E verifique periodicamente com seu médico se o aparelho está fazendo o procedimento corretamente.TB

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here