Ar-condicionado: Tudo o que você precisa saber antes de investir em um!

0
189

Devido a sua eficiência e praticidade em refrigeração de ambientes, o ar-condicionado é uma ótima opção para quem deseja passar a estação com maior conforto e bem-estar

 

O verão já está chegando, e por conta da temperatura cada vez mais elevada e do tempo seco, é muito comum as pessoas apresentarem dificuldades respiratórias, além de ficarem indispostas ao realizar as tarefas do dia a dia. Por isso, é fundamental manter o ambiente da casa equilibrado e refrigerado na medida certa.

Devido a sua eficiência e praticidade em refrigeração de ambientes, o ar-condicionado é uma ótima opção para quem deseja passar a estação com maior conforto e bem-estar.

Contudo, muitas dúvidas aparecem no momento de adquirir esse equipamento em função dos diferentes modelos e potências existentes. Sendo assim, separamos algumas dicas para você saber tudo o que precisa antes de adquirir um ar-condicionado para a sua casa. Confira!

Ar-condicionado ou climatizador?

Embora tenham o mesmo objetivo, o funcionamento desses aparelhos é diferente e as suas particularidades devem ser avaliadas para saber qual se encaixa melhor nas necessidades da sua família.

O climatizador funciona, basicamente, como um ventilador. Ele possui algumas vantagens, como umidificar o ar, pois conta com um compartimento para armazenamento de água que, aos poucos, vai sendo evaporada. Contudo, a refrigeração dele é limitada e pode reduzir apenas em até 5º a temperatura, dependendo do modelo.

Já o ar-condicionado é a preferência de quem procura refrigeração de qualidade. A temperatura pode ser ajustada conforme a necessidade do usuário, mas possui um preço elevado em comparação com o climatizador.

A desvantagem é a necessidade de instalação do equipamento, que deve ser realizada por um profissional especializado. Dessa forma, o ar-condicionado portátil tem sido uma opção interessante para facilitar nesse processo.

Capacidade adequada para o ambiente (BTU)

Uma questão que gera muitas dúvidas na hora de escolher o modelo certo de ar-condicionado é a potência do aparelho. Utilizando a unidade de medida BTU (British Thermal Unit), que em português significa Unidade Térmica Britânica, é possível definir a potência de refrigeração necessária para o ambiente.

Para descobrir qual é a capacidade ideal do ar-condicionado para o local em que ele será instalado, é necessário verificar o tamanho do cômodo e a quantidade de pessoas que frequentam o local, além de avaliar quantos aparelhos eletrônicos estão instalados no cômodo.

Logo depois, é necessário fazer o seguinte cálculo: considere que para cada metro quadrado (m²) do cômodo, são necessários 600 BTUs, além de mais 600 BTUs para cada pessoa e aparelho eletrônico contido no ambiente.

Escolha do modelo ideal

Existem três tipos de aparelho de ar-condicionado disponíveis no mercado atualmente:

1. O ar-condicionado portátil é mais prático e indicado para quem deseja locomover o aparelho para outros ambientes da casa; contudo, possui limitações de potência que interferem na qualidade da refrigeração.

2. O Split é uma das novidades do mercado. É mais silencioso, economiza energia e fica fixo na parede, mas o condensador fica do lado externo da casa.

3. O modelo tradicional é o ar-condicionado de janela, que é instalado em uma abertura na parede. O preço desse aparelho é geralmente menor do que o modelo Split.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here