ALERTA FOLIÃO: Em pleno Carnaval descobre-se que o Zika Vírus pode ser transmitido pelo beijo

0
167

Em pleno Carnaval da Bahia uma notícia que veio do Rio de Janeiro pode abalar os foliões. O presidente Fiocruz, Paulo Gadelha, disse nesta sexta-feira (5/2) que o zika vírus foi encontrado de forma ativa na urina e na saliva de pacientes contaminados.

Isso abre a possibilidade para que o vírus seja transmitido por simples gestos como um espirro, tossido ou mesmo um beijo. A descoberta foi feita a partir da análise de amostras de dois pacientes com sintomas compatíveis com o vírus zika. “Isso muda o patamar e a forma que estamos tendo que desdobrar as pesquisas”, disse Gadelha, que  porém preferiu manter a descoberta na condicional: “o significado dessa descoberta na transmissão ainda deve ser esclarecido”.

Aratu-Online-Carnaval-Homem-é-condenado-a-sete-anos-de-prisão-por-beijo-forçado-no-carnaval-1-840x400

Em resumo: há possibilidade do vírus ser transmitido sim pelo beijo. Mas esta hipótese não está 100% comprovada cientificamente.

“O fato de haver um vírus ativo com capacidade de infecção na urina e na saliva não é uma comprovação ainda, nem significa que necessariamente o será, que há possibilidade de infecção de outas pessoas de maneira sistemica através desses fluidos”, disse Gadelha.

“Antes, só foram encontradas partículas não infecciosas. Mas ainda é preciso pesquisar para saber se é possível que se infecte outra pessoa”, reforçou.

O fato gerou até brincadeira nas redes sociais. Como um Carnaval é uma festa reconhecidamente de beijo e pegação a notícia foi vista com maus olhos pelos beijoqueiros de plantão.

Aproveitando o ensejo, segue este meme sobre o assunto:

 

IMG_7944

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here