Ações do projeto universidade para todos beneficia baianos

0
215

 Serão atendidas 140 cidades e localidades em Salvador e no interior do estado, totalizando o número de 252 turmas

 

O Projeto Universidade para Todos é uma parceria Secretaria de Educação da Bahia com universidades públicas do estado da Bahia, desde 2004, com ações voltadas para o fortalecimento da política de acesso à educação superior. Direcionado aos estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública, o projeto foi criado pelo governo estadual através do decreto nº 9.419 de 23 de julho de 2004.

A Secretaria de Educação do estado da Bahia, disponibilizou, para o ano de 2017, 11.800 vagas que serão atendidas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, parceria esta regimentada através do Contrato administrativo nº 029/2017. Assim, serão atendidas 140 cidades e localidades em Salvador e no interior do estado, totalizando o número de 252 turmas.

A partir do ano de 2014, na gestão do Reitor Bites,  o projeto Universidade Para Todos ,no âmbito da UNEB vem realmente  fazendo jus ao seu espírito de inclusão e atendimento à diversidade,  priorizando atender ás demandas de alunos de Quilombos, Aldeias Indígenas, Comunidades de Pescadores, Terreiros de Umbanda e Candomblé, Coletivos de Entidades Negras e o Público LGBT, instalando turmas nestes locais, com o objetivo de possibilitar à essa parcela da população o ingresso no ensino superior pública de qualidade. Vale também ressaltar o acolhimento de surdos nas turmas com especialistas em libras, acompanhando esses alunos em todas as aulas.

Assim, contemplamos nesse período turmas em Quilombos: Pitanga dos Palmares, Tijuaçu, Mulungu do Morro, Cafarnaum, Quilombo Ilha, Praia Grande (Ilha de Maré), Porto dos Cavalos (Ilha de Maré), Quilombo São Bráz (Santo Amaro); em Terreiros : Terreiro Ylé Axé Opó Afonjá e  Junsun. Aldeia Indígena: Aldeia Boca da Mata,  em Porto Seguro).Coletivos de Entidades Negras: Polo Que Ladeira é essa?. Escola OLODUM.

Em Salvador o projeto está agora nos maiores e mais populares bairros de Salvador, como Periperi, Valéria, Fazenda Coutos, Liberdade, Bairro da Paz, Cajazeiras, Aguas Claras, São Cristóvão. Na primeira semana de setembro estará funcionando a turma da Engomadeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


NLivre

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here